História do Dia: Arturo Condomi Alcorta

25/11/2009

Marinheiro, ciclista, ativista e professor, ele tem muita história para contar.

>
História do Dia: Arturo Condomi Alcorta
Arturo Alcorta: depoimento ao Museu da Pessoa

A seção Gente Boa é feita com a colaboração do Museu da Pessoa. Num acervo que reúne milhares de histórias de vida, estão registrados grandes feitos, pequenas lembranças, registros de épocas que ficaram para trás, reflexões e visões de mundo que, juntas, constituem um imenso registro da vida cotidiana do Brasil. Descubra mais uma história que pode dizer muito sobre a sua prórpia vida.

Arturo Alcorta é nascido na cidade de São Paulo. Filho de pai argentino e mãe brasileira, passou a infância numa grande casa em São Paulo. Seu pai era um negociador e sua mãe cuidava dos filhos. Desde pequeno Arturo se apegou às bicicletas. Rodava pela cidade de São Paulo pedalando. Acostumou-se tanto a rodar de bicicleta que fez dela seu meio de transporte oficial.

Hoje, Arturo é um militante da causa das bicicletas como meio de transporte ao carros e ônibus que formam procissões e imensos congestionamentos na cidade de São Paulo. Ativista político de políticas públicas para o ciclismo urbano, Arturo é um dos grandes militantes dessa causa na cidade de São Paulo. Seu conhecimento da cidade e destreza para rodar pela cidade pedalando se transformou em profissão.

Por alguns anos Arturo foi bike-repórter, rodando pela cidade e dando informações sobre a situação do trânsito na cidade. Atualmente é professor de Artes e ciclista urbano. Mas antes de optar pela profissão passou por várias experiências. Uma delas foi trabalhar em um navio cargueiro na costa dos EUA. Lá ele vivenciou um momento que amedronta até os mais experientes marinheiros. A história ele contou ao Museu da Pessoa em setembro de 2007. Veja o vídeo.



Você também pode fazer parte do acervo do Museu da Pessoa ou do nosso quadro História do Dia. Cadastre-se em www.museudapessoa.net, conte a sua história e conheça melhor o trabalho realizado pelo Museu da Pessoa.

Comente via asboasnovas.com
Comentários
  • Vanderlei Torroni 23/11/2013

    Olá, não consigo ver o vídeo e nem o estou achando na página?

  • Ricardo Hochleitner 11/03/2013

    Para Arturo Condomi Alcorta: Conheci seus pais em 1954, tive um ultimo contato com Arturo por volta de 1988, por onde anda ele? ainda vive? Trabalhamos juntos na Whinner, fabrica de orgaos. RH

Comente via Facebook